top of page

INTRODUÇÃO

      Minha paixão pela filosofia da Índia despertou quando eu ainda era um adolescente. E desde então venho estudando essa filosofia. Mas foi principalmente a partir de 2013, quando comecei a levar grupos anualmente para a Índia, que passei a pesquisar com mais profundidade os aspectos históricos e culturais desse país. Como preparação para a viagem, organizava encontros para apresentar esse conhecimento.

      Assim comecei a conceber a ideia de escrever um livro acerca da civilização indiana especificamente para o público falante de língua portuguesa, uma vez que no Brasil há poucos livros sobre o assunto.

      Costumava dizer que eu precisaria de um ano sabático para conseguir escrever o livro com tudo o que tinha aprendido acerca da cultura indiana ao longo da vida. Mas a Providência nos surpreende, e veio a pandemia em 2020. Com isso, fiquei obrigatoriamente enclausurado e com todo o tempo do mundo para escrever. Então, como diz um ditado indiano, procurei “fazer um bom uso de um mau negócio”. Durante um ano diligentemente pesquisei e compilei vários temas relacionados com a Índia, desde geografia até curiosidades. Mas a grande ênfase recai mesmo sobre os aspectos humanos dessa civilização, tais como: história, sociedade, governo, economia, religiões, mitologia, contribuições científicas, esoterismo, artes e vida cotidiana.     

      Agora que o livro já foi escrito e está em processo de produção, decidi complementar o texto lançando este site repleto de imagens da Índia, que é um caleidoscópio vívido de paisagens, sítios históricos, templos esplendorosos, retiros espirituais, pessoas coloridas, festividades e sabedoria. Espero que apreciem.

Robson Guia Chepkassoff Chaves

Introdução: Citação
bottom of page